Instituição financeira cooperativa
Na Unicred, construímos um futuro próspero juntos.

Uma instituição financeira cooperativa é uma sociedade formada por pessoas que compartilham interesses em comum e se unem para oferecer produtos financeiros e prestar serviços de maneira mais simples, acessível e vantajosa para seus participantes.
Diferente das instituições tradicionais, uma cooperativa é baseada na participação ativa dos cooperados, que não apenas utilizam os serviços, mas também exercem o papel de donos do negócio.
Nesse modelo, a gestão é democrática, permitindo que os cooperados tenham voz nas decisões e se beneficiem diretamente da distribuição dos resultados financeiros. Além de promover melhores condições e vantagens econômicas, uma cooperativa fortalece o desenvolvimento coletivo, incentivando a cooperação, a sustentabilidade e o crescimento dos seus membros.
Os benefícios do Cooperativismo Financeiro
O principal objetivo das Instituições Financeiras Cooperativas é atender às expectativas dos cooperados e impulsionar seu crescimento. Por isso, nossos produtos e serviços são desenvolvidos para se adaptar às suas necessidades.
Aqui, oferecemos condições exclusivas e promovemos a educação financeira, sempre com uma abordagem consultiva. Analisamos cada cenário e indicamos as melhores alternativas para nossos cooperados .
Os princípios do Cooperativismo
Para contribuir de forma consciente e organizada para o desenvolvimento da sociedade, é essencial dialogarmos sobre a realidade da nossa comunidade e o futuro que desejamos construir.
Desde os primórdios do cooperativismo, a troca de ideias e a busca por soluções coletivas sempre foram práticas fundamentais e insubstituíveis. Com base nesses valores, foram estabelecidas diretrizes democráticas que orientam a atuação das cooperativas.
Conheça os sete princípios do cooperativismo, que guiam esse modelo desde 1844, quando foi fundada a primeira cooperativa do mundo, na Inglaterra.
 }})
Adesão voluntária e livre
Não há discriminação de gênero, etnia, de política nem de religião.
 }})
Gestão
Democrática
Os membros têm direito ao voto igualitário.
 }})
Participação econômica dos membros
O capital é propriedade comum e é controlado democraticamente.
 }})
Autonomia e independência
Mesmo em parcerias, a democracia e a autonomia da Cooperativa são mantidas.
 }})
Educação, formação e informação
Comprometimento em formar membros e informar a comunidade.
 }})
Intercooperação
Não há competição entre as instituições e entre os membros.
 }})
Interesse pela comunidade
A Cooperativa trabalha para o desenvolvimento do todo.
As diferenças entre Cooperativa e Banco
É comum que as cooperativas financeiras sejam confundidas com bancos, pois ambas oferecem serviços semelhantes.
No entanto, as diferenças entre elas são mais significativas do que as semelhanças. Confira no quadro comparativo. Um quadro comparativo entre os dois, com o texto abaixo.
Preocupação com as pessoas
Em nossa cooperativa, priorizamos as pessoas. Os melhores resultados são aqueles que beneficiam nossos cooperados.
Banco se preocupa com o capital
Os bancos são instituições financeiras voltadas à acumulação de capital, que é revertído para o benefício de poucos.
Todos os cooperados são donos
Você é, ao mesmo tempo, dono e usuário da Instituição Financeira Cooperativa. Cada cooperado tem direito a um voto em assembleia.
Poucos acionistas são donos
Os donos da empresa vendem seus produtos aos consumidores, que não têm direito aos benefícios do negócio.
O controle é
democrático
A Cooperativa é uma sociedade de pessoas que funciona democrativamente. As cotas não podem ser transferidas a terceiros.
O controle é
financeiro
O banco é uma sociedade de capital que funciona hierarquicamente. As cotas podem ser transferidas a terceiros.
As sobras
retornam
Ao fim de cada exercício, os resultados financeiros são distribuídos entre os cooperdos, de forma proporcional às operações realizadas.
O lucro fica com os donos
A exploração gera lucro ao negócio, que é dividido entre os sócios, de forma proporcional à quantidade de ações ou cotas.
Compromisso educativo e socioeconômico
Valorizamos os colaboradores e seu bem-estar, defendemos preços justos e promovemos a integração entre as Cooperativas.
Compromisso econômico
Trabalhadores são contratados com força de trabalho, defende-se o maior preço possível e promove-se a concorrência entre empresas.
Cota Capital
A cota capital em uma cooperativa financeira representa a parte do capital social pertencente a cada cooperado.
Diferente de um banco tradicional, onde os clientes são apenas usuários dos serviços, nas cooperativas financeiras, os cooperados são também donos do negócio.
Como funciona a cota capital?
A cota capital em uma cooperativa financeira representa a parte do capital social pertencente a cada cooperado.
Diferente de um banco tradicional, onde os clientes são apenas usuários dos serviços, nas cooperativas financeiras, os cooperados são também donos do negócio.
- Ao ingressar na cooperativa, o cooperado faz uma aplicação inicial, adquirindo cotas de capital. Esse valor varia conforme a política da cooperativa.
- Essas cotas não são taxas ou tarifas, mas sim um investimento no patrimônio da cooperativa, garantindo sua solidez financeira.
- O capital social formado pelas cotas é utilizado para oferecer crédito e outros serviços aos cooperados.
- Ao longo do tempo, o cooperado pode receber juros ao capital e sobras (lucros da cooperativa distribuídos proporcionalmente à participação de cada um).
- Caso o cooperado decida sair da cooperativa, ele pode resgatar o valor de suas cotas, conforme as regras estabelecidas no estatuto da instituição.